domingo, 18 de março de 2012

Rede de Mulheres - 17 de Março de 2012

Era-lhe necessário passar por Samaria (Ocidental) - João 4:4.


Quero começar a nossa Rede Hoje te fazendo uma Pergunta.


Você se conhece??? Sabe quem é você???

Então para você, se conhecendo bem eu te pergunto: Quem é você???

E para a sociedade? Quem é você??? Como eles te vêm?


Essa passagem fala sobre uma mulher que não sabia quem era mais achava que sabia...

Em nossas vidas passamos por várias situações, somos criados de diversas formas, recebemos educação e aprendemos muito com nossas famílias, às vezes não temos com quem aprender, não temos um exemplo de mãe, ou de pai. Aí temos que aprender com a vida. E assim crescemos. Adquirimos conceitos e com eles uma personalidade e por fim uma identidade, e isso te diz quem você é.

Na maioria das vezes a sociedade, nossa família ou nossos pais nos dão uma identidade, uma personalidade e nos ensinam uma religião. (Todos entendem que brasileiro é um povo católico, que gosta de futebol e carnaval, baiano é um povo “trabalhador”, as mulheres nordestinas são bravas e por ai vai...) Identidades que nos são inseridas.

Da mesma forma aconteceu com essa mulher. Ela não era mais uma criança, tinha uma história de vida, tinha uma religião, que era a religião de seus pais, e também tinha traumas adquiridos com o passar de sua vida.

IDENTIDADE – Jesus de preocupa com a sua identidade, ele quer mudar a sua identidade para te dar uma identidade de Mulher de Atitude.

De acordo com a palavra aquela mulher teve uma vida marcada por relacionamentos conturbados, o que a levou a ter uma identidade de prostituta, e a levou a uma identidade de adultera o que gerava uma rejeição por parte das outras mulheres e pelos demais cidadãos daquele lugar.

Prova de que ela sabia quem era e de era rejeitada era o fato de ir buscar água na hora sexta (meio dia). Aquela mulher além de ser envergonhada no meio de seu povo ela já fazia parte de um povo excluído, pois havia uma rixa entre os judeus (aqueles que não se misturavam, através do casamento, com outros povos) e os samaritanos (judeus que se misturaram com outros povos, através do casamento). E o motivo deste atrito era porque os judeus não aceitavam o casamento misto dos samaritanos. Eles não permitiam que os samaritanos frequentassem o templo, por isso, estes construíram o seu próprio templo indo mesmo de encontro a Deus. O povo judeu zelava pela pureza da raça e não aceitava a ascendência mista dos samaritanos.

Jesus decidiu passar e não se desviar da cidade onde viviam aqueles rejeitados pelos judeus.

Jesus, sendo Deus, é santo e puro, ao contrário de nós que, muitas vezes, fazemos acepção de pessoas. Os judeus rejeitavam os samaritanos mas Jesus os amava e queria dar a eles a salvação eterna.

E para isso ele escolheu uma Mulher de Atitude que não sabia ser.

7 – “Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber”.



Jesus não invade nossa vida, ele não quer te acusar por seus erros, ele quer conhecer e fazer parte da sua vida, do seu dia-a-dia, das suas aflições dos seus medos, das suas preocupações, foi por isso que ele antes de tudo pediu a água que a Mulher tinha. Ou seja as aflições que ela vivia. Ele quis partilhar tudo aquilo com ela;

9 -Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).



Ela estava tão acostumada com o fato de ser rejeitada que se assustou por estar sendo solicitada. Nós também somos assim, nos acostumamos com nosso dia-a-dia, com as dificuldades e aflições que vivemos, e quando algo de diferente entra em nossa rotina logo nos assustamos.

10 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

A maioria de nós não conheceu o verdadeiro Jesus não sabemos quem ele é por causa de nossa criação, e também aprendemos a rejeitar sempre que alguém vem nos falar sobre ele, crescemos vendo o exemplo em nossos pais que também não o conhecem. E aprendemos a rejeitar o evangelho. Conformamos-nos como que nos foi ensinado e não buscamos nos certificar se estamos de fato seguindo o caminho correto. Não sabemos que Jesus tem uma nova vida e uma história totalmente diferente para cada um de nós.

Quem não conhece as profundezas de Jesus perde a chance de beber uma água viva, uma água que nos lava do pecado, e nos liberta, a água que nos salva.

11 - Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?


12 - És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?



Aqui a mulher antes rejeitada já esta chamando Jesus de Senhor, ela percebeu que Ele era alguém diferente, que poderia fazer algo por ela, mais aqui ela começa a mostrar suas limitações.

Nós também agimos dessa forma. Quando percebemos que existe Jesus passamos a vê-lo com olhos interessados, mais batemos de frente com nossa criação, com nossos costumes em fim, nossas limitações, e começamos a ver dificuldades. Ela percebeu que Jesus não tinha balde para tirar água, e também começou com os questionamentos de seus aprendizados, coisas que estavam inseridas em sua personalidade.

13 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;


14 - Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Aqui Jesus estava falando da vida da mulher, das coisas que ela usava para se afirmar, de situações como as nossas. O Ser humano busca meios de se completar, de se afirmar. Busca alegria, satisfação em diversas coisas. Marido, Filhos, festas, drogas, religiões, amigos, estudos, trabalho, e etc. Tudo isso não passa de uma busca infindável de estar completo. Buscamos nos satisfazer com atitudes nossas. Porém nada disso nos mantém satisfeitos por muito tempo. Porque é a água que bebemos e voltamos a sentir cede.

Porém a água que Jesus tem nos faz ter uma perspectiva que vai além dessa vida passageira, vai além dos nossos problemas rotineiros e dos nossos traumas. È a água da vida eterna, é fazer parte de um plano maior que os nossos, de viver um reino e trazer novas pessoas para essa vida, a água de ter nossos planos ressuscitados em Jesus, e ter a nossa vida no lugar certo. “fonte de água que salte para a vida eterna”

15 - Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.

Ao perceber que era essa a água que Jesus estava falando ela quis beber, mais ainda não era suficiente querer a água. Isso é o que acontece com milhares e milhares de pessoas, elas se convertem e passam a buscar Jesus para resolver seus interesses próprios, aquela mulher queria beber da água simplesmente para não ter que ir mais buscar água no poço, para não ter mais que passar vergonha, não ser mais debochada na cidade. Muitos buscam a Jesus ou a igreja para viverem seus planos pessoais suas ideias pessoais e por isso se frustram, se desiludem com a igreja.

Quem aqui conhece um crente que se desviou e fala mal de alguma igreja? Sim isso acontece quando passamos a seguir Jesus em busca de resolver nossos próprios interesses.

Mais Jesus não podia permitir que isso acontecesse com aquela Mulher que estava prestes a se tornar uma mulher de atitude.

Então Jesus tocou na IDENTIDADE daquela mulher:

16 - Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.


17- A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;


18 - Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.




A conversa estava muito boa mais Jesus precisa de pessoas curadas para fazer a sua obra, a mulher não poderia beber da água de Cristo apenas para resolver seus problemas, ela precisava ter sua IDENTIDADE restaurada, sua personalidade, sua criação, seus pensamentos, a ideia do que era certo ou errado, tudo isso precisava ser transformado naquele momento. Por isso Jesus tocou na ideia que a mulher tinha de quem era, Vai, chama o teu marido, e vem cá. e logo ela se revelou uma adultera. Ela disse para Jesus a verdade que estava em seu coração. Não tenho marido. Ela Confessou seu pecado e percebeu que Jesus tinha a cura.

Isto disseste com verdade. Ela estava falando da verdade que estava em seu coração, a verdade que ela sabia ser. O que ela entendia de verdade. Mais percebeu que Jesus tinha uma nova verdade para sua vida.



19 - Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.



Quando percebemos que Jesus tem um novo ângulo de visão sobre nossas vidas, tudo o que achávamos ser certo cai por terra e então nos abrimos para viver a nova verdade que Jesus tem para nos ensinar, e também passamos a ter uma nova identidade.



20 - Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.



Logo batemos de frente com a Religião. Assim como aquela mulher. Todos nós temos uma ideia de religião. Todos achamos que existe uma religião certa. Mais Jesus veio nos mostrar que não é a Religião que pode mudar nossas vidas ou nos dar uma água da vida eterna.

Só há um caminho, JESUS, não são todos os caminhos que nos levam ao pai, e não há como entrar na vida eterna se não por meio de Jesus. Nós somos parte do grande plano de Deus, mais precisamos decidir entrar pela porta e a Porta é JESUS.



Precisamos colocar em cheque nossas práticas. E o que temos entendido por verdade durante todos os anos de nossas vidas.



23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.


24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.


25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.


26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.


28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:


29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?


30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.





Qual é o seu pecado hoje? O que te impede de ser restaurada na presença de Jesus? Quais são as “falsas verdades” que povoam sua mente? É difícil saber que talvez tudo o que você acreditou não é a verdade de Jesus. Mas JESUS tem uma nova verdade e a cura para sua identidade hoje.



Jesus a via não como uma adúltera. Mas como uma MULHER de ATITUDE, uma ganhadora de multidões. E é assim que Ele te vê nessa noite.



Aquela mulher quando descobriu a verdade de Jesus passou de envergonhada e humilhada para ganhadora de almas.



Quero te dizer nessa noite que Jesus sabe quem você pensa que é. Mais para ele Você é uma grande Mulher que pode hoje se tornar uma grande ferramenta usada por Ele para ganhar muitos e para fazer a diferença nessa terra.

Hoje Jesus pode mudar a sua IDENTIDADE. Basta você se abrir para isso! Jesus quer te tornar hoje uma Nova Mulher, uma MULHER DE ATITUDE, quer te dar novas Atitudes e Esperança. Para aquela mulher não havia mais esperança, mais Jesus trouxe de volta.

Você precisa saber quem você é admitir seus pecados, reconhecer que peca, mais acima de tudo hoje você pode assumir uma nova identidade em Cristo.



Hoje, era necessário a Jesus passar por sua cidade, porque você esta aí!





Jesus pode escrever a sua história de novo...






Pra. Luana Priscila Aros

17 de março de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário